Friday, November 25, 2011

Uma questão de cultura

Sempre ouvi dizer que educação é algo que se ganha desde o berço. Alguns tenhem uma educação familiar rigida, outros nem tanto e outros ainda... bem, se calhar dizer apenas que tiveram alguma educação.

Mas tambem sempre achei que a educação, familiar em si só não é bastante. Ela precisa ser complementada com a educação formal (académica e profissional). É no ambiente de educação formal que conhecemos gente de várias culturas e estratos sociais e consequentemente nos moldamos e refinamos a nossa personalidade.

Este post é a proposito de algo que presenciei a dias e que foi de tal forma vergonhoso que por momentos achei que talvez o conceito de educação é um pouco mais complicado do que tenho em mente.

Estavamos em casa de um amigo Oeste Africano, eramos cerca de 20 a 25 todos estudantes Africanos de várias partes de Africa. Celebravamos o dia de acção de graças, estava o pessoal todo animado e a festa prometia aquecer, mas entre todos os presentes a esposa do anfitrião parecia ser a menos contente. De facto, enquanto nos encontravamos na sala comendo, bebendo e dançando com o marido tentando animar a festa, a senhora atravessava várias vezes a sala com ares de pouco animada. Na verdade ninguem prestava atenção a ela, mas o certo é que a senhora ja estava mesmo farta de ter-nos em casa após 2 horas de convivio. Sem mais nem porque, foi a trazeira de casa e desligou a energia electrica.

De forma ordeira recolhemos nossos haveres e fomos continuar a festa em outro lugar. O marido da senhora apesar do incidente em casa, preferiu seguir-nos e continuar com a celebração. Durante algum tempo tentou demostrar naturalidade, mas a determinada altura pediu silêncio e desculpou-se a todos pelo que se tinha passado em sua casa.

Por esta altura parei e pensei comigo mesmo o que faz com que uma senhora educada sujeite seu marido a passar por tamanha vergonha? Talvez poderia ter acontecido que o marido a tenha desrespeitado se eventualmente não lhe havia informado da nossa presença com a devida antecedência, mas desrespeitar os colegas e amigos do marido talvez tenha sido um extremo muito para além daquilo o que uma educação de berço equilibrada nunca teria permitido. Sera ?

No comments: