Sunday, November 27, 2011

"Liderança a moda Africana"

Uma das vantagens de ser estudante universitário no estrangeiro, esta no facto de poder estar em contacto com pessoas de diversas culturas e países. Nos últimos tempos decidi alargar um pouco mais o meu circlo de amizade com estudantes Africanos e tem sido interessante o que apreendo com eles.

Ao contrário dos jovens Americanos, Europeus e Asiáticos, a conversa preferida dos estudantes Africanos centra-se em politica. Pessoalmente nunca parei por muito tempo para analisar o porque deste fenomeno, mas numa resposta rapida e fria, diria que em geral os Africanos sentem-se como que oprimidos em expressar seus pontos de vista quando em sua terra natal, pelo que todas oportunidades de poder falar sobre politica é encarada como um desabafo.

As conversas em geral variam, desde a longevidade dos lideres politicos, as politicas economicas, sem deixar de passar por assuntos como a neocolonização e/ou influência das potências colonizadores no continente berço. Em geral são conversas muito animadas, por vezes mesmo pode se dizer que as mesmas são apaixonadas porque alguns dos intervenientes emitem opiniões muito fortes. Pessoalmente prefiro manter-me reservado nos meus pontos de vista, mas participo activamente das conversas, formulando questões e uma ou outra vez dando um ponto de vista.

Neste tipo de debates existem sempre ideias convergentes e dissidentes, mas um ponto de vista que é comum entre muitos dos intervenientes, é a ideia de que o conceito de democracia foi imposto a Africa. Para muitos deles, não é realista falar-se de lideranças de 1 ou 2 mandatos de 4 ou 5 anos apenas para os líderes Africanos. Para eles, a estabilidade de um povo reside na experiência de seus líderes. Socorrendo-se no conceito das tradições Africanas de liderança, eles preferem acreditar que o melhor mesmo é que um líder deve manter-se no seu posto por quantos anos a sua saúde e vontade o permitam.

Certamente que existem aqueles que pensam o contrário, mas é notório o numero de intervenientes que coincide nesta ideia de "líderança a moda Africana".

No comments: