Sunday, November 6, 2011

Makerere University um motivo de orgulho


No primeiro dia de Novembro deste ano, a universidade de Makerere fez notícia ao anunciar ter testado com sucesso o primeiro carro electrico fabricado naquela instituição.

Makerere é uma das mais antigas universidades do Uganda e de África. Foi fundada em 1922, inicialmente como um colégio tecnologico, transformou-se oficialmente em universidade no ano de 1963. De acordo ao Webometrics, Makerere é a 10.ª melhor universidade de África num top em que apenas Makerere e a universidade do Cairo (7.ª lugar) não são universidades da África do Sul.

O carro baptizado com o nome de Kiira EV foi projectado e implemantado pela faculdade de Engenharia, Design, Arte e Tecnologia da mesma universidade. Kiira EV é um carro para 2 oucupantes e pode percorrer até 80Km sem recarregar e atinge a velocidade maxima de 60Km/h. Este carro não deverá ser comercializado. A versão comercial deverá ter 7 lugares e ser capaz de percorrer até 200 Km sem necessitar recarregar as baterias, pois contará com alimentação a base de baterias de litium e painel solar.

Kiira EV é o segundo carro produzido pela universidade Makerere, o primeiro foi fabricado em 2008 e chama-se Vision 200. No entanto, este prototipo depois de fabricado, foi levado para exibição em Italia, Belgica e Estados Unidos, tendo ficado neste ultimo país na universidade de Massachusetts (MIT) devido ao facto de a universidade Ugandesa não ter conseguido arrecadar fundos suficientes para providenciar a volta do veiculo.



No comments: