Tuesday, October 25, 2011

O Steve Jobs que muitos pensam ter conhecido


A noticia da morte do fundador da Apple, Inc foi uma surpresa devastadora para o mundo. Por todos os cantos do mundo as pessoas lamentaram a morte daquele que deixou as suas impressões digitais naquilo o que são as ferramentas da tecnologia moderna.  Desde o computador na sua forma moderna, as maravilhas da animação gráfica Steve deixou a sua marca bem patente revolucionando com a sua criatividade estas tecnologias.
Steve Jobs e os primeiros computadores da Apple.
Na minha vida académica o nome deste génio surgiu por duas vezes. Primeiro quando estudava Finanças e falavamos sobre o mercado de valores e derivativos, Steve Jobs apareceu como sendo um dos nomes que mais influenciava o mercado. Nos anos anteriores Steve havia solicitado dispensa da direcção da companhia e das duas vezes em que tal sucedeu as acções da companhia haviam decaido de forma drastica. Na altura concluimos que muitos dos investidores não depositavam a mesma confiança na companhia na ausencia de Jobs. A segunda vez que tal nome surgiu foi na classe de Communicações, nesta altura analizavamos o discurso que ele proferiu em Stanford, sobretudo a forma como ele usou exemplos de sua vida pessoal para fazer chegar a sua mensagem aos graduados.

Em ambas ocasiões apreendi mais sobre a figura de Jobs mas tal como a generalidade dos que lamentaram a morte deste génio, não sabia exactamente o que ele fazia que lhe tornava a figura que o mundo venerava. Certamente sabia que era o CEO da Apple Inc, a companhia que inventou a Apple Computer, o iPhone, iTunes e iPad mas tambem sabia que Steve não era Engenheiro, portanto não era inventor. Bill Gates e Mark Zuckerberg estes sim são inventores que criaram os produtos pelos quais suas empresas são conhecidas. Mas Jobs não criou nem sequer um chip dos produtos da Apple mas é mais famoso do que qualquer um dos Engenheiros envolvidos nos produtos de sua marca.
Steve Wozniak a esquerda com Steve Jobs.
Recentemente com a infortuna notícia da sua morte surgiram toda uma série de reportagens que descreveram Jobs de A-a-Z. Surpreendeu-me saber que toda a fama de Jobs decorre do seu sucesso como gestor e empreendedor. Steve era aquele homem que soube aproveitar o talento de cada uma das pessoas com quem trabalhou. Conta-se que seu primeiro negócio consistiu de diminuir o numero de chips em uma placa de circuitos para a Atari. Jobs por não possuir os conhecimentos técnicos para tal subcontratou Steve Wozniak a quem prometeu pagar metade de quanto recebessem da Atari. No final Wosniak redesenhou a placa com 50 chips menos do que o original, sendo que a Atari pagou $100.00 por cada chip reduzido. Jobs disse a Wozniak que a Atari apenas pagou $700.00 pelo que apenas cabia a ele $350.00. Um ano mais tarde juntamente com Ronald Wayne, os 3 fundaram a Apple Computer.

Nos anos seguintes a Apple continuou crescendo, sendo uma das primeiras grandes invenções da Apple que revolucionou os computadores modernos a invenção do Mouse (Rato). Com a invenção deste periferico o ambiente grafico dos computadores foi alterado e com esta alteração surge o Apple Lisa e o Macintosh, o primeiro pequeno computador vendido com sucesso comercial. Por esta altura Jobs foi o visionario que acreditou na possibilidade de sucesso do novo mouse e incentivou as alterações graficas nos produtos da Apple para possibilitar o seu uso.

No Super Bowl de 1984 Jobs apresentou aos investidores da Apple um comercial intitulado “1984” que serviu de introdução para a apresentação do Macintosh. O computador foi um sucesso, mas as relações do executivo com os demais funcionarios da companhia ditaram com que em 1985 Jobs fosse forçado a demitir-se da companhia.

A Continuar em breve...

No comments: