Thursday, July 7, 2011

O preço da fama

Nunca desejei ser famoso. Longe disto, acho que as pessoas famosas têm a sua liberdade coartadas pelo preço da fama. Involuntariamente as pessoas famosas são obrigadas a adoptar padrões de vida que muita das vezes conflitua com os seus ideias.

Minha personalidade e estilo de vida dificilmente fariam de mim uma pessoa famosa. No entanto reconheço que nem sempre as pessoas alcançam a fama de forma deliberada. Existem aqueles que tornam-se famosos simplesmente por fazerem bem aquilo o que gostam de fazer profissionalmente. Outros por fazerem mal e ainda outros por simplesmente não o ter feito.

A dias vi o meu post "O acordo dos desacordos" ser publicado no site de noticias Zwelangola. Fiquei encantado, sobretudo pelo facto de terem referenciado a mim e ao blog no texto. Na verdade nunca escrevo meus posts com objectivo de ver-los a serem publicados em outros sitios senão neste espaço, mas muito sinceramente não objecto que tal aconteça. Meu blog é sobretudo direccionado aos meus amigos, mas no entanto é uma honra ter outras pessoas a visitar-lo. E ter os meus escritos em um site que é visitado por uma audiencia que supera em milhares a deste blog, se por um lado constituiu um motivo de alegria para mim, por outro acabou se tornando de preucupação.

Poucas horas depois de o ter visto publicado, voltei a visitar a pagina e notei o comentário de um leitor, que cinicamente dizia que meu artigo estava cheio de erros ortograficos e gramaticais. E sugeria que os factos que apontei no artigo não constituiam verdade. Minha primeira reação foi reler o artigo e procurar pelos tais erros gramaticais e ortograficos. Certamente notei falhas em acentuação e reconheço que as cometo muito frequentemente, sobretudo por não fazer o uso da lingua portuguesa com muita frequencia. Mas tambem, tal acontece por comodismo uma vez que uso um teclado não portugues.

Um segundo motivo porque talvez os leitores possam não achar os meus textos em conformidade com a lingua portuguesa (exceptuando as acentuações) é o facto de que minha noção de redação esta fortemente caracterizada com as regras de redação na língua Inglesa, que é a língua que mais uso nos meus afazeres diários.

Talvez devesse ter prestado mais atenção ao ter escrito tal artigo, mas a verdade é que escrevi e continuo escrevendo como simples forma de expressar-me. Ainda assim reconheço que mesmo como forma de expressão talvez devesse fazer-lo da forma mais correcta possivel. No entanto, penso que as pessoas reconhecem tambem que textos publicados em blogs não têm o mesmo tratamento que textos publicados em documentos ou paginas oficias. Blogs são expressões do momento que nem sempre são revisados antes de serem publicados.

Mas como digo no titulo, é o preço da fama. Não que eu o queira pagar, mas não devo deixar de aceitar que as pessoas são livres de expressar as suas opiniões e de que por mais duras que estas opiniões sejam sempre trazem uma licção.

2 comments:

Bernardo M. Ebo said...

Mano se este é o preço que tens de pagar, então aceteu com humildade. Quero aproveitar demonstrar o meu apreço pelos teus escrito e dizer que estou sempre contigo no teu blog. Força e coragem estou a tua espera para matar as saudades

Wils@n - O Tal said...

Grande BH obrigado pelas palavras de apreço. Certamente que temos muito para por em dia. Em breve o faremos.