Sunday, July 31, 2011

Explicação nada convincente

Nas últimas semanas têm surgido um pouco por todo o país relatos de desmaios em varias escolas. As reportagens inicias falavam que tais surtos apenas ocorriam com estudantes do sexo femenino, mas ja nos últimos dias se tem falado tambem de estudantes do sexo masculino, professores, funcionários administrativos e agentes policias.

Até ao momento não existem claras explicações em relação as reais causas de tais desmaios. Num dos primeiros casos ocorridos em Luanda as autoridades chegaram a afirmar que tratava-se de inalação de gás lacrimogenio, inclusive foi apresentado um presumivel autor de tal crime.

Se para alguns estava encontrada a explicação, para outros a explicação não era logica. Existem vários factores que tornam tal conclusão um tanto suspeita, a começar pelo facto do gás lacrimogénio não ser invisivel pelo que ao ser depoletado certamente que deveria facilmente ser identificado o seu involucro. Tanto quanto se sabe em momento algum foi identificado involucro. Outro motivo suspeito é o facto de inicialmente apenas raparigas terem sido reportadas como afectadas por tais gases. Das poucas pesquisas que fiz não encontrei informação alguma de gas lacrimogenio que afetasse simplesmente pessoas de um só genero. Apesar de que nem todas as pessoas reagem exactamente da mesma forma a inalação destes gases, se fosse o caso de ter sido depoletado todos os presentes na região afetada deveriam ter-lo notado. Se o tal produto fosse gás pimenta, do tipo usado pelas forças de segurança, o mesmo não deveria causar desmaios mas sim irritação na pele e nos olhos. Quanto ao lacrimogeneo este sim pode causar desmaios mas ainda assim não é invisivel. Portanto, o individuo acusado de ter lançado gás pimenta em um dos intitutos em Luanda, pode ser simplesmente uma vitima de circunstãncia.

Por outro lado o facto de tais desmaios terem prosseguido mesmo depois da prisão do alegado infractor e mais ainda o facto de estar a afectar alunos de varias escolas pelo país, mais uma vez confirma que a causa possa estar muito para além das explicações oficiais.

Pela natureza aleatoria das ocorrências, a mim mas parece tratar-se de uma substância toxica contida em um dos productos escolares comum em todas estas escolas. Penso que uma investigação aturada em que se incluam vários testes de laboratório e inventário dos matérias que todas estas escolas possuam e que possam ser traçados a uma origem comum, poderá esclarecer o caso.

Vamos esperar que tais investigações sejam feitas, e que o tratamento dos sinistrados não se limite simplesmente a fazer-los recobrar os sentidos, mas também a um monitoramento dos mesmos para apreciação e possivel tratamento dos efeitos colacterais que se possam manifestar.

2 comments:

Finda said...

Caro Wilson,
Hoje a policia nacional veio a publico com uma conferencia de imprensa, que ao meu ver foi contraditorio, os membros da Policia dizem uma coisa e o medico dizia o contrario.
O medico diz que nao ha nenhum gas associado aos desmaios mas sim existem efeitos emocionais e usou alguns termos medicos que nem sequer me lembro segundo ele alguns alunos estao a desmaiar so ao ver a seguranca reforcada nas escolas e quando chegam ao hospital ao ver os medicos de batas e mascaras isso piora a situacao deles, ja por sua vez o sub-comandante da policia disse que ha algums elementos (marginais) invisiveis que andam a colocar substancias nocivas nas escola com o intuito de criar panico na sociedade, e que a policia esta atraz desses ditos invisiveis.
Lembro-me ainda que quando estes desmaios comecaram no nova vida estes senhores da investigacao vieram ao publico e tentaram convencer a populacao que os quimicos usados na lavras ao redor da escola e' provocavam estes efeitos ao alunos na escola. E ai surgiram varias perguntas. Mas porque e' que os camponeses das lavras nao desmaiavam? porque e' que o visinhos da escola nao ficavam afectados com o mesmo quimico ja que as lavras tambem estavam proximo das casas? Nao passou uma semana o mesmo veio a acontencer na escola Pedale que fica na area da Gamek, e depois aconteceu em Cabinda, continuando ate agora.
Na minha opiniao, isso tem que ser invetigado ao fundo para se decobrir a real causa e os responsaveis por esse terrorismo, e parem de trazer justificacoes nao fundamentadas e sem cabimento cientifico, nao inventarem desculpas politicas pra montrar uma boa imagem do Governo.
Vamos esperar pra ver ate ao isso vai parar.

Anonymous said...

Este problema sta mesmo a atrapalhar o normal ritmo de aulas. Certa manha uma encarregada ligoume a pergutar se deve msmo mandar seu filho pra escola uma vez k no seu bairro este surto tinha se manifestado em varias escolas. Embora com peso de consciencia, encoragei a encarregada a mandar o seu fillho...
Nos como prof damos aula mas com um indice de preocupaçao, tem stado a se fazer revistas aluno-alno nas suas mochilas antes de entrar, acto k tem atrasado o inicio das aulas...
Mas contudo ate chega a ser ingracado as justificacoes k ouvimos na radio, numa conferencia de impresnsa do minist do interior: os desmaios sao questoe psicologicas; eh falta de alimentacao antes de sair de casa, sao produtos que as mulheres usam no cabelo.... etc.
Certa vez ouvi na radio k numa das provincias econtraram obectos estranhos ao lado creolina no wc de uma escola onde ocorreu...
Pude ver na semana passada vitimas destes desmaios no nosso hhospital do bairro, elas encheram o hospital, as pessoas ficam bastante fracas... eh terrivel o panico...
Eu pessoalmte acredito k ajam sim pessoas infractoras k stejamm a provocar isto...
So espero k sto nao acaba no silencio... Hamilton Borges Cristovao