Wednesday, December 30, 2009

Avatares e Second Life - O mundo para alem realidade


Recentemente assisti ao filme Avatar, um sucesso de bilheteria como ja nos habituou o escritor, realizador, productor e inventor James Cameron. Para quem não se lembra dele basta falarmos de sucessos como o Exterminador, o Extraterrestres ou mesmo o marcante Titanic, todos eles sucessos de bilheteira produzidos por este brilhante genio do cinema. O filme que retrata o conflito entre o imperalismo e a biodiversidade, é um revolucionario filme de acção e aventura que leva a audiencia ao suspance e a viver cada segundo da trama envolta entre a o mundo real e o virtual.

Na mistura entre o mundo virtual e o real os Avatares são os tais elos de ligação ou mesmo conversores entre os dois mundo. De acordo a tematica do filme, avatares são formas desenvolvidas geneticamente nos laboratorios para que humanos possam locomover-se na região de Pandora, o tal mundo virtual. A mim não interessa tanto discutir o plot do filme em si, mas sim a ideia dos avatares e deste mundo virtual que a cada dia se torna cada vez mais popular.

Existe na Internet uma comunidade online que se chama Second Life. Second Life é um mundo virtual desenvolvido pelos Laboratorios Linden. Actualmente mais de 800 000 pessoas são tidas como residentes deste mundo. São chamados residentes todos os usuários do programa e incluem-se entre eles individuais, empresas, igrejas e inclusive governos. A titulo de exemplo, países como a Colombia, Albania, Servia e Suiça contam-se entre os que estabeleceram embaixadas no second Life. Apesar dos caracters e animações que se pode encontrar neste mundo virtual, não se pode considerar o Second Life um jogo, antes pelo contrario, Second Life é mesmo um mundo em paralelo. É um mundo em que as pessoas podem fantasiar-se, viver a realidade segundo a personalidade que elas queiram incorporar, escolhendo as caracteristicas fisicas que quiserem dar a seu corpo, usar o vestuário, fazer compras de artigos, propriedades, transacionar em bancos, ir ao cinema assistir a filmes do mundo real, ir a concertos musicais e tanta outras coisas que se possa imaginar.

O usuário poderá sentir-se frustrado no inicio ao conectar-se no SL  parece meio complicado usar as funcionalidasde do programa, mas o ideal mesmo é perder algum tempo, ir experimentando de tudo, e não deixar de perguntar. Ira encontrar gente de todo mundo, em geral o inglês é a lingua mais comum, mas sempre poderá deslocar-se em comunidades de falantes da lingua portuguesa ou qualquer outra. E esta é exactamente uma das maiores vantagens do SL em relação a qualquer outro programa de chatting. Primeiro é que o residente ira encontrar várias pessoas, dependendo do local e hora do dia em que estiver conectado dispostas a dialogar sem ter de cumprir muitas formalidades. E depois SL é uma grande oportunidade de praticar conhecimentos de linguas.

Continua...



No comments: