Sunday, June 26, 2011

Apartir da América: Diferenças culturais

Don´t get yourself confused



Muitos de nós angolanos pensamos que conhecemos o suficiente da cultura americana. Sobretudo no que toca a musica, politica, estilo de vida e talvez até mesmo romance. A quem pense que não teria problemas nenhum em se adptar na américa pelo facto de estar mais do que informado. Bem... talvez assistindo muito filme ajude em construir esta percepção. E na verdade os angolanos não são os unicos, gente de todo mundo que esta em constante contacto com a industria do cinema partilha da mesma percepção.

Geografia

De facto, em relação a generalidade de qualquer estudante universitário americano, um estudante universitário angolano poderá apresentar melhores conhecimentos sobre a geografia da América e Africa do que um estudante Américano. Em geral os Américanos preucupam-se mais em conhecer o seu país e talvez um pouco da Europa, enquanto que o nosso ensino em geral nos obriga a conhecer um pouco mais da geografia global.

Claro neste raciocinio não me estou a referir a aspetos qualitativos, apenas quantitativos, porque certamente o universitário Americano conhece muito mais detalhadamente a geografia do seu país do que o universitário Angolano. No entanto, dificilmente se encontra um estudante universitário (que não esteja estudando o ramos relacionados a geografia) que conheça a localização geografica ou mesmo existência de países como Angola, Cabo Verde, Suazilandia...ou outros tantos em Africa. A ideia de muitos é que Africa é um país com a Nigeria como capital, Kenia a selva e Congo a Floresta.

A minha percepção é que a maioria dos estudantes universitários Angolanos conhece relactivamente bem a geografia de África, sabe que é um conjunto de mais de 50 paises independentes e que existem 2 Congos e que a Nigeria é um país da Africa subsahariana que disputa protagonismo politico em pé de "igualdade" com Angola e Africa do Sul. Ficaria frustrado ao ouvir de um estudante Angolano que não pudesse classificar o Continente Americano em pelo menos 2 divisões e que não conhece-se 2 dos possiveis 3 países que constituem a America do Norte (Canada e EUA. México é o terceiro país, mas por vezes a América é dividida em Norte, Central e Sul e neste caso México é considerado parte da América central).

Portanto uma das principais diferenças culturais entre Angolanos e Américanos recai no tipo de ensino. Enquanto que o ensino Angolano esta preucupado com a generalidade, o ensino Americano preucupa-se com a especificidade. Para o educador angolano o aluno precisa saber de tudo um pouco e desde que saiba isto a 50% é suficiente para ser avaliado como apto, ja o Americano o aluno precisa saber simplesmente aquilo o que ele precisa para desempenhar a sua função e nisto ele precisa de estar capacitado a 70% para ter nota positiva.

Qual dos sistemas o melhor? Bem.... dificil dizer, mas não conheço muitas inovações que partiram de Angola...

2 comments:

Anonymous said...

Parabéns meu caro... essa sua linha pensamento em relação a cultura está correta. Afinal o Estados Unidos é uma potência, porque descobriram isso muito antes de nós. Grande Abraço!

Wils@n - O Tal said...

Sim Caduh,

De facto os Americanos têm tido muito sucesso na forma como abordam o ensino e ainda assim não se dão como satisfeitos. Infelizmente muitos outros países em densenvolvimento teimam em tentar reinventar a roda e da intensão não saem.

Saudações.