Wednesday, November 3, 2010

Um Pouco sobre as Eleições Americanas

Para aqueles que acompanham o desenrolar da politica americana, de certeza que tiveram toda a sua atenção concentrada nos resultados da última terça-feira.

Como é habito nas sociedades democraticas, periodicamente os seus orgãos de decisão submetem-se ao escrutinio dos seus representados. Nesta terça-feira coube a vez dos Americanos elegerem os seus representates no Senado, Camara de Representantes bem como nos Reid_Boehnergovernos estaduais. De notar que as eleições destas estruturas na America não se fazem de forma totalitaria, em geral apenas parte destas estruturas são renovadas o que é comummente chamado de eleições de meio termo.

Enquanto que o Senado é composto de 100 Senadores, sendo 2 de cada estado e servindo por termos de 6 anos, os representantes (deputados) são eleitos para um periodo de 2 anos, sendo a camara constituida de 435 representantes. Ao contrário do Senado que tem o numero de representantes (2) equitativo por cada estado, para a Camara de representantes cada estado elege um certo numero de deputados proporcional a totalidade da sua população. Portanto estados mais populosos como California, Texas e Nova York possuem mais representantes na Camara em relação aos estados com menos população tais como Alaska, Montana ou mesmo Wyoming a titulo de ilustração.

Tendo em conta que o Senado renova um terço de seus representantes a cada 2 anos e o mandato dos deputados é de exactamente 2 anos, a cada 2 anos assite-se a renovação do Congresso americano.

Em relação as eleições de 2010, as atenções estavam sobretudo centradas no equilibrio de poderes no Congresso. Até as eleições da passada terça-feira existia um claro dominio dos Democratas, sendo que controlavam o Senado com 59 Senadores contra 41 dos Republicanos, bem como 258 contra 178 Deputados eleitos no CongresMapa_eleicoesso. Efectivamente, tal dominio Democrata reduziu-se consideravelmente nas eleições desta semana. Se por um lado os Republicanos reduziram em pelo menos 5 Senadores a desvantagem que traziam em relação aos Democratas, sendo que até ao momento contabilizam-se 46 para os primeiros contra 52, por outro, consiguiram reverter completamente o dominio dos Democratas na camara. Os votos contabilizados até ao momento dão uma margem comfortavel aos Repúblicanos de 239 Deputados contra 185 Democratas.

Quanto aos governos estaduais o espectro de derrota Democratica se repete, sendo que os Democratas perderam a anterior vantagem de 2 governos estaduais (26 contra 24), sendo que o novo equilibrio de forças da aos Republicanos pelo menos 29 estados contra 16 Democrata.

As reacções a esta mudança no plano politico americano não se fizeram esperar, mas o ponto assente mesmo de todas as reações que se ouvem na media e inclusive do proprio presidente americano é de que os eleitores mostraram a sua dessatisfação em relação ao ritmo da recuperação economica. Presidente Obama assumiu a sua responsabilidade quanto ao desempenho da economia e prometeu trabalhar com a oposição repúblicana para responder aos anseios da população.

No comments: