Para aqueles que acompanham o desenrolar da politica americana, de certeza que tiveram toda a sua atenção concentrada nos resultados da última terça-feira.
Como é habito nas sociedades democraticas, periodicamente os seus orgãos de decisão submetem-se ao escrutinio dos seus representados. Nesta terça-feira coube a vez dos Americanos elegerem os seus representates no Senado, Camara de Representantes bem como nos governos estaduais. De notar que as eleições destas estruturas na America não se fazem de forma totalitaria, em geral apenas parte destas estruturas são renovadas o que é comummente chamado de eleições de meio termo.
Enquanto que o Senado é composto de 100 Senadores, sendo 2 de cada estado e servindo por termos de 6 anos, os representantes (deputados) são eleitos para um periodo de 2 anos, sendo a camara constituida de 435 representantes. Ao contrário do Senado que tem o numero de representantes (2) equitativo por cada estado, para a Camara de representantes cada estado elege um certo numero de deputados proporcional a totalidade da sua população. Portanto estados mais populosos como California, Texas e Nova York possuem mais representantes na Camara em relação aos estados com menos população tais como Alaska, Montana ou mesmo Wyoming a titulo de ilustração.
Tendo em conta que o Senado renova um terço de seus representantes a cada 2 anos e o mandato dos deputados é de exactamente 2 anos, a cada 2 anos assite-se a renovação do Congresso americano.
Em relação as eleições de 2010, as atenções estavam sobretudo centradas no equilibrio de poderes no Congresso. Até as eleições da passada terça-feira existia um claro dominio dos Democratas, sendo que controlavam o Senado com 59 Senadores contra 41 dos Republicanos, bem como 258 contra 178 Deputados eleitos no Congresso. Efectivamente, tal dominio Democrata reduziu-se consideravelmente nas eleições desta semana. Se por um lado os Republicanos reduziram em pelo menos 5 Senadores a desvantagem que traziam em relação aos Democratas, sendo que até ao momento contabilizam-se 46 para os primeiros contra 52, por outro, consiguiram reverter completamente o dominio dos Democratas na camara. Os votos contabilizados até ao momento dão uma margem comfortavel aos Repúblicanos de 239 Deputados contra 185 Democratas.
Quanto aos governos estaduais o espectro de derrota Democratica se repete, sendo que os Democratas perderam a anterior vantagem de 2 governos estaduais (26 contra 24), sendo que o novo equilibrio de forças da aos Republicanos pelo menos 29 estados contra 16 Democrata.
As reacções a esta mudança no plano politico americano não se fizeram esperar, mas o ponto assente mesmo de todas as reações que se ouvem na media e inclusive do proprio presidente americano é de que os eleitores mostraram a sua dessatisfação em relação ao ritmo da recuperação economica. Presidente Obama assumiu a sua responsabilidade quanto ao desempenho da economia e prometeu trabalhar com a oposição repúblicana para responder aos anseios da população.
No comments:
Post a Comment