Sunday, October 24, 2010

O Mundo de Patas para o Ar

É interessante como vivemos de esteriotipos. Com certeza os esteriotipos criam-se com certas bases. Algumas destas bases são fundamentadas e quase não temos como não aceitar os esteriotipos como factos, mas em outros ja não são assim tão consensuais. Um exemplo concreto é afirmar que toda loira é burra. Este é um daqueles esteriotipos que definitivamente não tem como passar disto. Pessoalmente conheço muitas com inteligência que superam em muito a generalidade das pessoas. Por outro lado, seria como que afirmar que a generalidade dos nordicos (Suecos, Suiços, Filandeses...) por serem maioritariamente loiros, são os povos mais burros do mundo. A realidade prova completamente o contrário, são os lideres em todas as estatisticas que têm a ver com qualidade de vida, desenvolvimento tecnologico e tudo mais que é positivo.

No entanto, marcar um encontro as cegas com uma pessoa nordica e descubrir que trata-se de um negro, constiuiria uma supresa para qualquer um pois não é comum as pessoas desta região nascerem negras a menos que trata-se de descente de emigrantes. Neste caso, apesar de existirem emigrantes africanos e seus descendentes nos países nordicos, a imagem que nos vem a mente sempre que se fala destes povos é em geral de caucaseanos de tonalidade muito clara, muito proxima daquilo o que é a cor branca real. A raça ariana como alguem designou.


Estas refexões vêm a proposito de uma frase que acabei de ler. Alguem escreveu que este mundo so pode estar de patas para o ar, porque o maior golfista de todos os tempos é negro, o maior rapper do século 21 é branco e a Alemanha não participou da mais recente guerra de invasão.

Talvéz minha opinião seje leviana, no sentido de não abordar os factos com a devida cautela, mas ainda assim penso que as afirmações acima são efectivamente exemplos dos dois tipos de estereotipos a que me referia. Se por um lado não conheço outro rapper caucaseano de referência se não Eminem, penso que é um facto de que quando se fala de rapper salta para mente de qualquer um a cultura afro-americana. Consequentemente, é um grande contraste conceber que acaba de ser reconhecido como expoente maximo deste estilo negro justamente um branco. Por outro, ja não acho que seje realmente tão surpreendente que um negro possa ser campeão de golfe uma vez que existem muitos practicantes deste desporto que efectivamente não são caucaseanos. É bem verdade que os golfistas de top são na sua maioria caucaseanos, mas efectivamente existem outros tantos practicantes negros de referência. E depois, é bem verdade que os negros têm uma certa inclinação natural para o desporto. Será? Não estarei a levantar outro estereotipo?

Bem se calhar melhor é parar por aqui neste post.

No comments: