Sunday, August 30, 2009

Meu amigo ladrão sorridente

Ja la vão varios anos desde que conheço João Quingaia. Ja nem sequer me lembro se fomos apresentados ou se por alguma casualidade nossos caminhos cruzaram-se, mas a verdade é que ja la vão varios anos desde que nos conhecemos. Foi algures nos finais dos anos 2000, quando a figura franzina de Quinguaia cruzou minhas vistas. Na verdade eu também não passava de outro franzino, mas é curioso que quando pela primeira vez dei com as minhas vistas por cima dele, fixei logo o aspecto dele fisico e tentei mentalmente buscar a figura que minha mente teimava em relacionar com a dele.

Poucas horas depois, dei por mim a sorrir descontroladamente, alto e em bom som, sem que meus companheiros da circunstancia pudessem perceber do que se tratava. Sim, João Quinguaia era a cara do Ladrão Sorridente. Era assim que passei a chamar-lhe até que finalmente pude memorizar o nome dele real. Li pela primeira vez sobre esta personagem da banda desenhada em um pedaço de revista em quadradinhos, que por algum motivo foi parar em minhas mãos. Naquela altura as revistas em quadradinhos faziam moda. Mandrake, talvez não era meu personagem favorito, mas o caso do ladrão sorridente me pareceu muito interessante. Tão interessante que passado varios anos ainda pude relacionar a imagem daquela figura ao meu amigo Quinguaia.

Na verdade Quinguaia não é nenhum ladrão e se calhar não tem nenhum sorriso estampado permanentemente no seu rosto. Mas de alguma forma o primeiro sorriso dele esteve muito proximo do sorriso do ladrão. Mas isto não impidiu de que entre nós se criasse uma bela amizade. Por muitos anos Quinguaia partilhou comigo o gosto pela leitura e escrita. Trabalhamos juntos no Jornal mural e juntos também vivemos algumas aventuras da nossa adolescencia e juventude.

Hoje Quinguaia é um respeitado chefe de familia e oficial das forças armadas, mas ainda assim não deixo de recordar-me dele como o LADRÂO SORRIDENTE.

1 comment:

Anonymous said...

Muito engraçadinha esta historia, gostaria de ouvir do Quinguaia o que ele pensa disto...