Wednesday, June 2, 2010

Autismo


O facto de ter pessoas autisticas em minha familia, levou-me a ser sensivel ao topico. Confesso que nunca havia ouvido falar de autismo até que vi meu parente tendo um daqueles violentos ataques. Foi realmente desconcertante para mim. Durante varios dias tentei entender como uma doença conhecida a varios anos não tem ainda cura em parte alguma do mundo. Varias teorias existem em relação a forma com que as pessoas podem adquirir a doença, mas a verdade é que nenhuma delas esta cientificamente comprovada. Falava-se em consequencia de certas vacinas, mas tal teoria parece completamente infundada. No entanto uma coisa é certa, a origem da doença tem bases geneticas, so que infelizmente os cientistas ainda não foram capazes de desvendar a complexidade da genetica do autismo.
Em geral as pessoas autisticas podem ser identificadas a partir dos 2 ou 3 anos de idade. Dificuldades em se comunicar, irritabilidade e falta de concentração são alguns dos sintomas que os autisticos podem apresentar. Uma das coisas que muita gente que lida com gente autistica parece desconhecer é de que na generalidade o autismo é uma desordem com a qual as pessoas autisticas adquirem muito antes de nascer, so que em alguns casos não as desenvolvem de forma visivel até determinada idade.
Uma das maiores dificuldades que as pessoas autisticas enfrentam é o facto de não serem devidamente entendidas pelo resto da sociedade. Muitos dos autisticos são incapazes de diferenciar emoções faciais, pelo que são incapazes de notar que alguem esta triste contente ou irratada a menos que lhe é claramente explicado. Tal incapacidade faz com que as pessoas que não conhecem a limitação dos mesmos tenham dificuldades em conviver com eles.
Um dos factos mais curiosos sobre gente autistica, e talvez o motivo porque escrevo esta entrada no blog, é o facto de que em geral são pessoas com extraordinaria capacidade de inteligencia. Sei que a maioria dos leitores podera questionar esta minha afirmação. Mas podem crer em como é verdade! Estudos passados pareciam comprovar em como autismo estava intimamente relacionado com atraso mental. A verdade é que a maioria destes estudos baseavam-se em testes de Q.I. que em geral ignoravam a incapacidade dos candidatos em participar de algumas das categorias destes testes, como por exemplo verbal. Outra das falhas dos testes passados era o facto de grande parte deles terem sido projectados para medir a capacidade de adptação como por exemplo a de cuidar de si mesmo. Um estudo moderno publicado na revista Collegenews, contraria grandemente o resultado dos estudos anteriores. Em facto, apenas uma percentagem muito pequena de um grupo selecto para o estudo demonstrou realmente estar associado a condição de retardado. O mesmo estudo provou ainda que a maioria dos considerados retardados mentais eram-no assim considerados por falta de dados que pudessem comprovar o contrario.
Entre os varios casos de pessoas autisticas que provaram ao mundo serem muito mais inteligentes do que a generalidade, gostaria de falar de Temple Grandin. Grandin foi diagnosticada com autismo quando tinha ainda 3 anos de idade. Os medicos na altura recomendaram internamento em clinica de acompanhamento psicologico, mas que no entanto nunca chegou a dar entrada porque sua mãe preferiu em vez contratar uma ama para cuidar dela em casa. Apenas com a idade de 4 anos Grandin começou finalmente a falar. Com muita dificuldade em integrar-se com os demais alunos, conclui os seus estudos primarios e secundarios. Fez a sua licenciatura em Psicologia, mestrado e doctoramente em Ciencia dos animais. Dra Grandin é sobretudo conhecida por ter projecto os modernos currais de gado, que segundo estudos reduz o stress dos animais a caminho do matadouro. Outra de suas curiosas invenções é a maquina do abraço (hug machine) projectada para reduzir stress.
Muito mais poderia escrever sobre o topico, mas recomendo aos interessados que assistam ao filme documentario Temple Grandin ou que pesquisem mais sobre a doença usando weikepedia ou mesmo outras paginas que facilmente poderão acessar a partir da Google.
Dica final:

- Refere-se ao autismo em geral como “Autism Spectrum Disorder” que traduzido para portugues seria algo parecido a Transtornos do Espectro do Austismo exactamente por caracterizar uma variedade de condições psicologicas.



No comments: