Saturday, March 31, 2012

Trayvon Martin: Um caso que divide a América

A pedido de meu amigo Cesar Cauende irei nos proximos tempos escrever a minha opinião sobre o caso que tem estado a abalar a América nos últimos tempos. Trata-se da morte de um adolescente negro por um vigilante de origem latina.

Existem várias repercursões neste caso, mas o debate essencial gira a volta da questão racial e do direito a defesa pessoal. Por um lado estão aqueles que defendem que se faça justiça a favor de Tayvon condenando a cadeia por assassinato George Zimmerman, por outro encontram-se aqueles que acham que Zimmerman agiu em legitima defesa, pelo que a ele nada deve acontecer.

Paralelamente a este debate, surge também o papel da mídia. A mídia tem sido influencial neste caso não só pelo facto de ter despertado a atenção da sociedade para o mesmo, mas sobretudo por ser a responsável pela forma como a opinião pública vê o caso. Dois exemplos interessantes são as fotos dos involvidos no caso que têm sido divulgadas pelas cadeias de televisão americana e a Opinião do colunista e jornalista Geraldo Rivera.

Como era de esperar, Nancy Grace, Ophra Winfrey, Rev. Al Sharpton e mesmo o Presidente Obama, ja manifestaram a sua opinião em relação ao caso e têm estado muito activos no desenvolvimento do mesmo. Ontem mesmo,  30 de Março, Soledad O'brien realizou um Town Hall Meeting, em Sanford, cidade em que Trayvon vivia e foi morto, do qual participaram obviamente residentes da cidade, e vários outros convidados e especialistas pelos EUA a dentro que por meio de teleconferência deram as suas contribuições em relação as várias facetas e implicações do caso.

Em proximo post espero fazer uma incursão aos factos e detalhes sobre a investigação e talvez em um terceiro post escrever sobre as repercursões tendo em conta as leis Americanas sobre Trespass, Direito de defesa pessoal e outros conceitos historicos e culturais na América que tornam esta hitória relevante.

Espero contar com a contribuições.