Saturday, January 23, 2010

Transmissões de Canais de Radios de Angola Online

A evolução tecnologica permite superar barreiras muitas vezes não desejadas. Esta afirmação vem a proposito do facto de as emissões de Radio FM limitadas em territorio nacional a certas parcelas do país, atravessarem os limites fisicos impostos por lei atravéz da internet. Para o bem ou para o mal, não existe regulamentação juridica que possa impedir a Radio Eclesia ou qualquer outra FM de poder estender o seu sinal atravez da internet. Existe sim limitação imposta pelo proprio acesso as tecnologias de informação em Angola. Por conta destes limites, as transmissões de rádio pela internet é dependente da posição do satélite que faz a difusão do mesmo, de tal sorte que não estando em posição favoravel a transmissão deixa de ser feita.

Infelizmente não tenho dados precisos em relação a frequencia em que o satelite deixa de estar em posição favoravel, nem mesmo por quanto tempo, mas a verdade é que são raras as vezes em que se pode escutar as emissões online da RNA (http://www.rna.ao/canalA/index.cgi), Radio Luanda (www.rna.ao/radioluanda/index.cgi ), Radio Mais (http://www.radiomais.co.ao/EmissaoOnline/Pages/EmissaoOnline.aspx) ou mesmo Eclesia (http://www.comunicamundi.net/live/recclesia.html) de forma inenterrupta por 24 horas seguidas. Na sequencia deste posting, procurei contactar por email as Radios Eclesia e Radio Luanda mas por mais incrivel que pareça ja la vão largos meses que envie-os tais pedidos de esclarecimento sem que deles ouvisse alguma coisa.No entanto a minha constatação é de que todos eles dependem do mesmo sistema de transmissão porque deixam todas de funcionar ao mesmo tempo, e em alguns casos as transmissões são repostas quase que simultaneamente.

As emissões de Radio online tem servido como um bom veiculo de aproximação dos cidadãos a realidade do país sobretudo para aqueles que se encontram distantes. Com mais evidencia em periodos em que o país engaja-se em competições internacionais é crescente o numero de internautas que procuram os sites de emissão online. No entanto a frustração em relação a dificuldade em manter inenterrupta as transmissões, faz com que muitos frustram-se e desistem dos orgãos de informação nacional. Tivessem os mesmos orgãos o cuidado de postar em seus websites clarificações em relação a tais dificuldades com as emissões, estariam a prestar um melhor serviço público aos seus utentes.