Monday, April 4, 2016

Estamos a Morrer

Sete e trinta da manhã, ouvem-se choros. Parecem muito próximos. Atordoado visto-me e saio apressado do quarto. É na rua, choram a vizinha Teté, acabou de falecer no posto médico do bairro.
Foi levada as pressas no carro da vizinha do outro lado da rua, mas não resisitiu.
É mais uma vitima do paludismo.
A algumas semanas que a vizinha vinha fazendo febres, andou pelas clínicas do bairro, mas de hoje não passou. Foi-se a vizinha Teté...
É o segundo óbito em menos de duas semanas na mesma rua. Choram-se outros óbitos rua sim, rua não. Quarteirão mais adiante e travessas...

Revoltados ou em solidariedade os vizinhos fecham as entradas da rua e mobilizam-se para limpar a rua. Removem-se as sucatas dos carros, limpa-se nos lados, por baixo e no interior. De cima abaixo a juventude vai varrendo a rua. Mexem nas valas e de facto a rua vai ganhando um novo aspecto!..

A muito que já não se faz sentir os serviços da Administração. O bairro está completamente degradado. Os contentores de lixo deixaram de existir, as águas dos esgotos e dos desperdícios domésticos escorrem em valas a céu aberto, confluem em um entrocamento causando o maior lamaçal.

Mais abaixo as águas continuam escorrendo de encontro ao mercado onde a poucos metros passa a vala da senado da câmara.

Na entrada do bairro mora o caos. As manobras perigosas dos taxistas, as zungueiras que ao final do dia perfilam-se perigosamente ao longo da enorme vala a céu aberto na cabeceira da vedação do aeroporto.

No interior da vala centenas de toneladas de lixo se misturam com águas putrefaz. Moscas de todos tamanhos rondam a vala. Ratazanas gigantes fazem-se a vala saídos das residências enquanto que outras retomam ao conforto destas depois de saciadas de imundices.

E assim renova-se o ciclo das doenças e mortes em mais um dos muitos bairros desta cidade capital.

Assim vai indo o Kassequel no 4 de Abril. Dia da paz e reconciliação nacional!..

Saturday, April 2, 2016

Seu Telemóvel Está Sob Escuta?


Nos dias de hoje muita gente tem a preocupação de conversar livremente nos telefones porque acredita que os telemóveis andam todos sob escuta.

Recentemente com o anuncio dos registos de dados telefónicos, a “paranoia” se adensou mais ainda. Caso faças partes dos que andam na dúvida e suspeitas que talvez sejas um dos “privilegiados” deixo-lhe algumas dicas que podem ajudar-lhe a se tranquilizar:

  1. As escutas telefónicas não são tão fáceis de fazer nos telefones móveis. A menos que haja a intenção deliberada de se fazer escutadas telefónicas em um terminal especifico não há como ter todos telefones de uma determinada rede sob escuta (desperdício de meios e logística complexa);
  2. Estão disponível no mercado e na internet softwares que tornam vulneráveis os telefones para que possam ser grampeados ou clonados, mas para que estes softwares possam funcionar precisam ser instalados no telefone alvo, a menos que seu telemóvel tenha ido parar as mãos de quem pretenda deliberadamente escutar as suas conversas, só mesmo você poderá instalar estes aplicativos;
  3. Existem aparelhos para interceptar conversas telefónicas a distancia de vários quilómetros de distância, aceder a mensagens escritas e ligações de internet. Estes equipamentos são tão caros, que só mesmo gente com muito dinheiro e com motivos bem fundamentados investiriam em tal negocio;
  4. Em principio as operadoras telefónicas não gravam conversas a menos que sejam ligações para o call center ou que exista autorização legal para faze-lo;
Se ainda assim tiver suspeitas de que tem o telefone sob escuta aqui vão indícios que podem ajudar a fundamentar as suas suspeitas. Mas lembre-se que nenhum deles em si pode constituir uma certeza, mas a combinação de vários destes indícios:

  1. Se suas informações confidências que tenha discutido apenas com um pequeno número de pessoas de confiança por telefone se tornarem conhecidas;
  2. Bastante estática, ruídos e barulhos de fundo podem ser causados por interferência criada por escutas;
  3. Quando ouve o telefone a fazer bipes, cliques ou outros ruídos quando não está em uso;
  4. Se seu telefone por perto do rádio guincha quando colocado no mono e sintonizado na extremidade mais distante da banda;

Se estes sinais parecerem frequentes o sufiente para justificar as suas suspeitas, deve buscar ajuda da operadora e/ou autoridades para confirmar ou descartar as suas “paranoias”.


Mais sobre o assunto leia em:

http://pt.wikihow.com/Saber-se-o-seu-Telefone-est%C3%A1-Grampeado

Porque Devo Registar o Número do Telemóvel


O registo de dados, telefonicos é importante e todas operadoras são obrigadas a faze-lo. O normal é que nenhum número de telefone deveria ser activado sem que antes os utentes sejam devidamente cadastrados. Isto porque em caso de perca do número do telemóvel só com o registo as operadoras estão em condições de bloquear e emitir a segunda via do cartão.

Nas ruas de Luanda e por toda Angola durante muitos anos a concorrência das principais operadoras de telefonia permitiu que muitos números de telefone fossem vendidos de forma ambulante, sem a necessidade de registo. Na verdade esta não é uma pratica exclusiva de Angola, a chegada nos aeroportos internacionais de Lisboa, Windhoek e outras paragens os passageiros são brindados com a oferta de cartões telefónicos activados e em muitos casos com saldo promocional.

Apesar da oferta de cartões telefónicos facilitar aos utentes, elas também constituem um grave perigo a segurança das pessoas. Muita das vezes estes números não registados são usados para ameaçar, ofender ou outros crimes que se cometem pelo telefone sem que as autoridades tenham meios de rastrear ou deter os responsáveis por tais acções.

Para o seu bem e da colectividade registe seu número de telefone.