Thursday, February 7, 2013

Os preços das novas urbanizações



Finalmente os preços das casas e apartamentos das novas urbanizações foram divulgados. Os preços variam desde $15.000 para uma T3 no Km 44 até $180.000 para uma T5 na urbanização do Kilamba.

Estes valores parecem estar relativamente mais baixos em relação aos valores estabelecidos até então. Se o valor de uma T3A do Kilamba estava anteriormente orçamentado em $120.000 tal casa esta agora avaliada em $70.000.

A maior novidade sobre o sistema de aquisição das casas, não é a redução de preço, mas sim a entrada do sistema de renda resolúvel.

Para muitos este sistema vem em boa altura porque de facto há de ajudar as pessoas a poderem aspirar adquirir uma residência entre as milhares agora postas a disposição de todos. A verdade porém, é que por trás deste sistema de renda resolúvel existe um par de engenharias matemáticas que no compto geral fazem com que algumas destas casas custem muito mais do que foi inicialmente previsto.

Outro problema maior em relação a questão das rendas resolúveis é de facto a forma de se pagar as tais mensalidades, que na verdade não são mensalidades mas sim anuidades.

Para melhor ilustrar vou demostrar aqui um exemplo. Suponha que decidiu aderir a urbanização do Zango e escolheu uma T3 no valor de $80.000 e pretende pagar com capital inicial e irá fazer-lo em 15 anos. Neste caso a mensalidade fica por $440.00 mas que não poderá pagar-los desta forma mas sim anualmente, pelo que o individuo deverá desembolsar cerca de $5.280 anualmente, mas que no entanto deve acrescer a este valor $158.40 para a SONIP. Em 15 anos o individuo terá pago $81.576 aos quais devem ainda somar os $16.000 de capital inicial o que totaliza $97.576 mais encargos legais, notarias, fiscais e judicias. Portanto muito próximo de $100.000.

No caso de alguém que adira a mesma casa para pagar em 20 anos e sem prestação inicial, as contas no final dos anos hão de totalizar $131.016 mais encargos...Portanto é preciso pensar muito bem antes de correr atrás destas “ofertas” pouco generosas. Para ajudar aqui vai uma tabela com alguns destes cálculos.


Clique sobre o quadro para ver em tamanho maior.