Wednesday, October 17, 2012

SURPRESAS NO ROUND 2 do DUELO OBAMA vs ROMNEY

-->

O Debate presidencial desta Terça-feira foi deveras interessante. Valeu a lição sobre o que os políticos que se prezam e acreditam no seu valor deveriam fazer: debater em público e esgrimir seus argumentos de razão.

Quanto ao debate em si, tanto Romney quanto Obama procuraram dar o melhor de si, no entanto Obama pareceu ter sido muito mais eficaz por ter demostrado que seus argumentos eram baseados na sua experiência pratica e não apenas em observações teóricas que gostaria de experimentar.

A nota mais alta do debate foi sobretudo em relação a discussão sobre Foreign Policy/National Security a afirmação de Romney quanto ao facto de Obama ter levado mais de 2 semanas a reconhecer que os ataques em Benghazi foram actos de terrorismo acabou sendo muito infeliz para o rumo do resto do debate para Romney. Obama foi muito assertivo ao ter respondido a questão e demostrou liderança e sentido de estado ao ter respondido o essencial da questão começando por tomar responsabilidade pelas eventuais falhas de sua administração que eventualmente terão facilitado tal acto. Já Romney perdeu controlo do debate quando insistiu que Obama não havia reconhecido o acto como terrorismo. Para surpresa de todos e descredito de Romney a moderadora Candy Crowley confirmou que Obama havia sim proferido tais declarações.

Depois deste episódio Romney perdeu parte da confiança que aparentava ter e sua linguagem corporal deixou de ser controlada, pareceu mesmo ter corado e em perguntas subsequentes pareceu não ter prestado a devida atenção sobre o essencial das mesmas.

Se de facto Obama fez tal afirmação, continua sendo motivo de debate, porquanto Obama durante o debate a noite asseguir aos atentados de 12 de Setembro ultimo havia afirmado que "nenhum acto de terror deveria ofuscar os valores de que muito nos fazem brilhar no mundo..." e pouco mais de uma semana depois ao responder a uma pergunta sobre o acto ele afirmou que "Continuamos a investigar. Existem muito poucas duvidas, pelo tipo de armas que foram usadas, que se trate de acções de grupo de revoltantes. Nós não temos ainda todas informações estamos reunindo-as..."

Certamente que o debate deveria ter tomado outros contornos e a conclusão em relação ao vencedor teria sido mais difícil se Candy Crowley não tivesse emitido a sua opinião em como interpretar este conjunto de afirmações do Presidente Obama.

No final, a opinião pública segundo a sondagem da CNN 46% dos inquiridos afirmam que Obama venceu o debate contra 39% que afirmam que foi Romney. Ja a Fox News preferiu liberar apenas os resultados do publicados pela Gallup publicado antes do debate da noite passada que demonstra que Romney esta com 50% de intensão de voto contra 46% de Obama. De resto este é um resultado que Gallup tem reportado durante a semana toda com uma variação de apenas 2%.