Friday, April 13, 2012

Lagrimas caiem teimosamente



Chegou novamente aquele dia que involuntariamente caem lagrimas de meus olhos.

É impossivel evitar, é como que um relógio biologico que mesmo estando eu distraido ele se activa sozinho e começa logo a fazer seus efeitos.

Talvez eu poderia ter evitado. Este sentimento não sai de mim. Se ao menos eu tivesse adivinhado que aqueles médicos não teriam assistido ele durante as 3 horas que la estivemos. Ai como eu detesto o Hospital Militar....

Ohhh Céus eu não consigo evitar sentir mesmo agora a mão dele forte me agarrando no meu braço esquerdo, me soltando de tempos em tempos para agarrar com mais força a própria cabeça... Sim eu sei que ele esta passando por uma dor terrivel.. mas estes médicos parecem insensiveis... Dizem que já não ha lugar no hospital... Ele esta ali naquela maka toda pequena...

É incrivel, mas ele tem irmãos funcionários deste Hospital. Eles não podem vir ao hospital porque já é muito tarde...

Mas eu não posso continuar ver-lo a sofrer assim, vou levar-lo a uma Clinica privada...

A ambulância chegou... 10 min se passam e finalmente ele é recebido por médicos... Tranquilizantes...

Os médicos precisam de um médicamento com urgência que a Clínica não tem disponivel.

São agora 3h30 da manha... Estamos na farmácia do Kinaxixe... não tem... junto a RNA... não tem... Alvalade... não tem... Prenda... não tem...

São quase 5h00 vamos ao Mercado dos kwanzas... para.. vamos perguntar nesta farmácia aqui no Palanca que está a abrir agora... Graças a Deus!!!!!!....

Intermitentes Ligados... Luzes acesas.. Ja há engarrafamento na cidade... São 6h da manha... Chegamos a clinica... Ele entrou para levar os medicamentos e eu fui confortar elas... Não se preucupem mais, finalmente encontramos o medicamento...

Ele voltou... E disse precisamos todos ir para casa... E elas: porque???... Precisamos ir...

Estamos no carro... Eu sinto que algo esta errado... Sim está muito errado... eu preciso descer... preciso voltar para a clinica... preciso ver-lo... eu não o vi... E oiço choros no carro... Nãooooo... não pode ser...

Chegamos em casa, ele me pede para descer do carro e abrir a garagem para que possa entrar com o carro no quintal...

Porque??? Você nunca entrou com seu carro em nossa casa???...(Eu não disse. Apenas pensei comigo mesmo)... O carro entrou... e o padrinho desceu do carro e deu-me um abraço muito forte e disse:

TENS DE SER MUITO FORTE

Meu DEUS... o meu pai faleceu...

13 de Abril de 2005..............

Sunday, April 1, 2012

Caso Trayvon Martin: A sequência dos acontecimentos

Até ao momento os factos não estão devidamente aclarados. As investigações estão em curso e existem várias alegações de erros cometidos durante a apuração inicial dos factos, ao ponto de os representantes municípais terem votado a 21 de Março "Voto de não confiança" em desfavor do Chefe da Policia Billy Lee.

A 22 de Março Billy Lee declarou afastar-se temporariamente do cargo devido as acusações de como havia atrapalhado as investigações do caso Trayvon Martin. Na mesma sequência, o Governador do Estado da Florida, anunciou a destituição do Procurador Estadual Norman Wolfinger pelas mesmas razões.

Os Factos

A até a data o que se sabe remonta a seguinte sequência de eventos:

A 26 de Fevereiro Trayvon Martin, um rapaz de 17 anos de idade foi encontrado morto alegadamente por George Zimmerman, que é um auto-denominado capitão dos vigilantes do Bairro Sanford, que localiza-se a norte da cidade Orlando no estado de Florida.

Várias testemunhas declaram ter ouvido barulhos que caracterizam uma briga, gritos de socorro e depois um tiro.

De acordo a policia, Zimmerman foi encontrado ensaguentado com ferimentos na nuca e no nariz e em sua posse uma arma de fogo. Já Trayvon, encontrava-se sem vida, entre os seus partences apenas garrafa de Chá gelado e rebuçados que havia acabado de comprar numa cantina a pouca distância dali.

Zimmerman após declarar a policia que disparou contra Trayvon em sua defesa, os policias soltaram-no sem investigação alguma, muito menos ter-lo examinado em relação ao seu estado.

A 9 de Março a familia de Trayvon exige da policia que libere as gravações da chamada ao serviço de emergência 911 em relação ao caso. O Chefe da Policia Billy Lee promete liberar tais gravações uma semana depois ao mesmo tempo que faz declarações a imprensa de que não existem evidências para disputar as alegações de Zimmerman de como disparou em defesa pessoal.

A 16 de Março as gravações foram liberadas e vários websites organizaram petições em relação a condenação de Zimmerman. Em um destes websites logo no primeiro dia atingiu-se a marca de 250 000 assinaturas, a uma média de 10 000 assinaturas por hora.

A 19 de Março, a namorada de Trayvon Martin, conta para a advogada da familia Benjamin Cramp, sobre os ultimos minutos da vida de Trayvon. Ela conta que estava ao telefone com ele quando de repente ele diz a ela que estava sendo sequido por alguem. A namorada disse para que corresse, poucos segundos depois ela diz que ouviu apenas alguns empurrões e depois a linha caiu.

Por esta altura, na sequência de um pedido da familia de Trayvon Martin, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos da América anuncia que ira lançar uma investigação sobre o caso, ao mesmo tempo que a Procuradoria Geral do Estado, no condado de que a cidade faz parte, anuncia que um Grand Jury ira rever as evidências do caso a 10 de Abril.

A 20 de Março o Departamento de Policia de Sanford admite ter deixado escapar comentários racistas pronunciados pelo atirador durante a conversa com o operador do numero de emergência 911.

A 21 de Março os Comissários Municipais, fazem uma votação "Voto de não confiança" contra o Chefe da Policia em um encontro com os animos muito elevados. Três dos Cinco Comissários votam em favor, deixando a responsabilidade de demitir o Chefe da Policia ao Administrador da Cidade.

No mesmo dia os pais de Trayvon juntam-se a um protesto com centenas de participantes organizado na cidade de Nova York com o moto "Million Hoodie March" (na verdade estou incerto quanto a tradução deste moto para português, tanto poderia ser "Marcha dos 1 milhão de capuchinhos" ou "Março dos milhoes de capuchinhos"), com o objectivo de exigir justiça a favor do rapaz de 17 anos assassinado.

Por esta altura as petições online ja haviam atingido mais de 900 000 assinaturas e contavam com o endorce de figuras públicas como Justin Bibier e Spike Lee.

A 22 de Março, o Chefe da Policia Bill Lee anuncia o seu afastamento temporario do cargo ao mesmo tempo que o Governador da Florida anuncia o afastamento do estadual Norman Wolfinger pela sua conduta no caso.

No mesmo dia uma grande manifestação junta-se em Sanford, Florida com a participação do Reverendo Al Sharpton para exigir a prisão de Zimmerman numa altura em que a policia continua a admitir que Zimmerman disparou em sua propria defesa.

A 23 de Março cerca de 50 escolas no estado de Florida marcham em suporte ao caso de Trayvon e em suporte a petição online. No mesmo dia a petição no do site change.org atinge cerca de um milhão e meio de assinaturas.


No mesmo dia o Presidente Obama, pronunciasse a respeito dizendo que não faria um comentário muito suscinto de formas a não influenciar o andamento das investigações, mas ele partilhava do sofrimento dos pais de Trayvon Martin e exige que se faça justiça, ao mesmo tempo que declara que se tivesse um filho rapaz certamente que se pareceria a Trayvon. No entanto, muitas são as vozes que se questionam  até que ponto o comentário do Presidente Obama em como se tivesse um filho se pareceria a Trayvon foi apropriado.


Ainda no mesmo dia, mais uma marcha "Million Hoodies March" se realiza, mas desta feita em Philadelphia.


Para demostrar o seu apoio a Trayvon Martin o team de basketball Miami Heat, posta várias fotos no Twiter em que os jogadores aparecem todos de capuchinho.

25 de Março, Joe Oliver um amigo de Zimmerman aparece em um programa de televisão americana declarando que Zimmerman anda escondido temendo pela sua vida devido a repercursão que o caso tomou. Oliver levantou duvidas em relação ao facto de Zimmerman ter mesmo puxado do gatilho ou não.

Ainda no mesmo programa apareceu o advogado de Zimmerman dizendo que o tribunal ira aclarar se foi mesmo Zimmerman que puxou do gatilho e ainda sobre o ferimento no nariz e na nuca dele.

Dia 26 de Março, uma fonte da policia revela a cadeia de televisão que Zimmerman apenas disparou contra Trayvon depois que este este o arremessou para o chão com um potente soco no nariz e bateu foi batendo a cabeça dele no chão repetidas vezes.

Ja o novo Procurador do Estado declarou na mesma cadeia de televisão que não será facil condenar Zimmerman devido a lei "stand-your-ground".

Basicamente está lei da o direito a qualquer pessoa de defender a sua propriedade usando força letal se necessário for. Ao contrário do sistema legal Frances (o mesmo em vigor em Angola), o sistema legal Americano exige que o estado ao procurar condenar alguem deve apresentar provas "beyond reasonable doubt" (para além de duvidas razoaveis...).

Dia 27 de Março, a cadeia de televisão ABC confirma que Chris Serino, o detective responsavel pela investigação do caso, havia reportado não acreditar nos testemunhos de George Zimmerman e havia recomendado que ele fosse preso por homicidio involuntário. No entanto o Procurador Norman Wolfinger, instruiu-lhe a não apresentar queixa porque não haviam identificado provas suficientes para condenar Zimmerman.

Dia 28 de Março, videos exclusivos das cameras de segurança dos carros da policia que atenderem a chamada, revelam que Zimmerman, não apresentava nem sangramento muito menos hematomas no momento em que a policia se fez ao local do crime, o que contradiz o relatório inicial da policia que diz que Zimmerman sangrava pelo nariz e na nuca.

De notar que o grupo racista Pantera Negra divulgou recentemente uma recompensa de $10 000 para quem "capturar" Zimmerman.


Em proximo post, espero fazer uma analise das implicações deste caso, no contexto histórico da América e como este caso tem estado a mexer com a sociedade.


OBS:

Este post, foi feito sobretudo com informações da ABC e debates na cadeia de televisão CNN. Por motivos muito pessoais não assisto Fox, lamento não poder juntar a esta reflexão a visão deles.