Tuesday, October 25, 2011

O Steve Jobs que muitos pensam ter conhecido


A noticia da morte do fundador da Apple, Inc foi uma surpresa devastadora para o mundo. Por todos os cantos do mundo as pessoas lamentaram a morte daquele que deixou as suas impressões digitais naquilo o que são as ferramentas da tecnologia moderna.  Desde o computador na sua forma moderna, as maravilhas da animação gráfica Steve deixou a sua marca bem patente revolucionando com a sua criatividade estas tecnologias.
Steve Jobs e os primeiros computadores da Apple.
Na minha vida académica o nome deste génio surgiu por duas vezes. Primeiro quando estudava Finanças e falavamos sobre o mercado de valores e derivativos, Steve Jobs apareceu como sendo um dos nomes que mais influenciava o mercado. Nos anos anteriores Steve havia solicitado dispensa da direcção da companhia e das duas vezes em que tal sucedeu as acções da companhia haviam decaido de forma drastica. Na altura concluimos que muitos dos investidores não depositavam a mesma confiança na companhia na ausencia de Jobs. A segunda vez que tal nome surgiu foi na classe de Communicações, nesta altura analizavamos o discurso que ele proferiu em Stanford, sobretudo a forma como ele usou exemplos de sua vida pessoal para fazer chegar a sua mensagem aos graduados.

Em ambas ocasiões apreendi mais sobre a figura de Jobs mas tal como a generalidade dos que lamentaram a morte deste génio, não sabia exactamente o que ele fazia que lhe tornava a figura que o mundo venerava. Certamente sabia que era o CEO da Apple Inc, a companhia que inventou a Apple Computer, o iPhone, iTunes e iPad mas tambem sabia que Steve não era Engenheiro, portanto não era inventor. Bill Gates e Mark Zuckerberg estes sim são inventores que criaram os produtos pelos quais suas empresas são conhecidas. Mas Jobs não criou nem sequer um chip dos produtos da Apple mas é mais famoso do que qualquer um dos Engenheiros envolvidos nos produtos de sua marca.
Steve Wozniak a esquerda com Steve Jobs.
Recentemente com a infortuna notícia da sua morte surgiram toda uma série de reportagens que descreveram Jobs de A-a-Z. Surpreendeu-me saber que toda a fama de Jobs decorre do seu sucesso como gestor e empreendedor. Steve era aquele homem que soube aproveitar o talento de cada uma das pessoas com quem trabalhou. Conta-se que seu primeiro negócio consistiu de diminuir o numero de chips em uma placa de circuitos para a Atari. Jobs por não possuir os conhecimentos técnicos para tal subcontratou Steve Wozniak a quem prometeu pagar metade de quanto recebessem da Atari. No final Wosniak redesenhou a placa com 50 chips menos do que o original, sendo que a Atari pagou $100.00 por cada chip reduzido. Jobs disse a Wozniak que a Atari apenas pagou $700.00 pelo que apenas cabia a ele $350.00. Um ano mais tarde juntamente com Ronald Wayne, os 3 fundaram a Apple Computer.

Nos anos seguintes a Apple continuou crescendo, sendo uma das primeiras grandes invenções da Apple que revolucionou os computadores modernos a invenção do Mouse (Rato). Com a invenção deste periferico o ambiente grafico dos computadores foi alterado e com esta alteração surge o Apple Lisa e o Macintosh, o primeiro pequeno computador vendido com sucesso comercial. Por esta altura Jobs foi o visionario que acreditou na possibilidade de sucesso do novo mouse e incentivou as alterações graficas nos produtos da Apple para possibilitar o seu uso.

No Super Bowl de 1984 Jobs apresentou aos investidores da Apple um comercial intitulado “1984” que serviu de introdução para a apresentação do Macintosh. O computador foi um sucesso, mas as relações do executivo com os demais funcionarios da companhia ditaram com que em 1985 Jobs fosse forçado a demitir-se da companhia.

A Continuar em breve...

Sunday, October 2, 2011

Desmaios em Angola

A explicação quase convincente

Parece que finalmente foi encontrada a explicação logica para as causas dos desmaios em Luanda. Depois das autoridades policias e um reputado médico do país terem aparecido ao público em conferência de imprensa afirmando categoricamente que as causas dos desmaios estavão associadas a fome, uso de postiços e histeria colectiva, finalmente o obvio: tudo não passa de intoxicação por inalação involuntaria de um produto de limpeza importado pelo ministério da educação.

Curiosamente, no meu post anterior em relação a este assunto, descartei as hipoteses avançadas pelas autoridades, inclusive a versão anterior que foi lançada antes da conferência e que foi retomada asseguir na qual atribuiam os desmaios a um acto criminoso perpetrado por individuos ja a conta com a justiça.

Nesta altura a versão que atesta o tal producto quimico de limpeza, ainda não foi divulgada pelos orgãos oficiais, mas tudo indica que é a causa mais plausivel tendo em conta a dispersão do fenomeno e o facto de atingir apenas escolas. Um dos jornais da capital que notícia o facto da também a conhecer que o governo ja orientou a retirada do mesmo do mercado e proibiu o seu uso nas escolas do país. No entanto, o facto de ainda na semana passada (27 de Outubro) mais 70 jovens estudantes de algumas escolas da periferia de Luanda terem desmaiados e sido socorridos no hospital do Prenda levanta a questão se efectivamente tal aconteceu antes de ser divulgada a ordem de suspensão do uso de tais productos ou se apesar de tais ordens o mesmo continua sendo usando. Talvez a averiguação da existência destes tais productos e a confirmação do uso deles nos periodos e locais em que aconteceram estes ultimos desmaios poderão confirmar a validade desta ultima hipotese.

No entanto, um dado que tem chamado a atenção é a forma como as autoridades têm lidado com o assunto. A começar pela prisão de jovens e catalogar-los como causadores de tais desmaios quando na verdade eram especulações que os factos vieram a provar poucas horas depois como infundados, passando pela conferência de imprensa em que foram oradores pessoas que mesmo não sendo especialistas na materia, muito menos estando elas munidas de evidencias cientificas puzeram-se a fazer afirmações que aproximam-se mais do absurdo do que poderia ser "hipoteticamente" possivel.

O facto de ter sido afirmado na conferência de imprensa de que estava descartada a possibilidade de intoxicação pelo facto de analises de saliva, sangue e urina não terem confirmado anomália alguma bem como a afirmação do médico psicologo de ter havido um estudo de especialistas em medicina mental e dele terem concluido que trata-se de um "síndrome de natureza psicogénica" levanta serias duvidas em relação ao trabalho de nossos especialistas.

Obviamente que existia e continua existindo uma certa pressão sobre as autoridades para que esclareçam este e outros tantos problemas que afligem a sociedade, mas certamente que fazer afirmações que não correspondem aos factos, tem efeitos muito mais nefastos para a imagem das nossas autoridades do que se tivessem usado de expressões menos liminares. Penso que é exactamente para evitar situações do genéro que os orgãos publicos devem com mais frequencia dar espaço aos seus homens da comunicação e imagem que em principio acredito terem a formação e habilidades suficientes para saber contextualizar as informações a serem transmitidas ao público.

A pergunta que fica é em relação ao que é que se pode esperar dos orgãos que publicamente apresentaram cidadãos como sendo culpados quando possivelmente não o são? Será que os mesmos se vão retratar a sociedade? E o que dizer dos responsaveis pela importação de tais productos? A provar-se que tais productos sejam realmente os causadores de tais situações e não existindo reports de que os mesmos tenhem estado a causar os mesmos danos em outras partes do mundo será que se pode daqui deduzir que os mesmos estejam simplesmente a ser produzidos para Angola, exactamente porque seus productores saberem os efeitos nocivos dos mesmos?

A ver vamos como esta novela termina.