Wednesday, August 24, 2011

E o Sonho continua

Com a inauguração das casas da Urbanização do Kilamba muitos jovens passaram do sonho ao delirio sobre a ideia da casa própria. A expectativa era grande, sobretudo pelo facto dos preços das mesma não terem sido declarados na altura. Um dos jornais da capital escreveu mesmo que o Presidente da República havia declarado que os mesmos não passariam dos $60 000.00.

Passaram-se várias semanas e no entretanto muitos jovens foram fazendo contas a vida do tipo ... "sendo o apartamento $60 000.00 pagando num periodo de 20 anos, sem contar os juros, poderiam descontar-me cerca de $250.00 mensais. Adicionando os juros talvez uns $300.00." Os calculos são por alto, mas tendo em conta que a maior parte dos jovens não ganham nem $500.00 mensais era mesmo um exercicio que muito poucos se podiam permitir, mais ainda porque o custo de vida em Angola não permite a generalidade dos trabalhadores fazerem poupanças. A verdade é que no final do mês em vez de poupança todos acabam de certa forma estando endividados, mesmo limitando o seu estilo de vida ao mais basico.

Para um jovem recém formado, ou em formação, existem várias prioridades em sua vida, a começar pela casa, meio de transporte, vestuário, alimentação e outras despesas terceárias. Ao custo de vida actual em Angola, mesmo com um salário médio de $1 500.00 mensais é quase impossivel conseguir ter um estilo de vida que permita ao jovem comum poder fazer as necessárias poupanças para comprar ou alugar a sua casa e poder comprar o imprescindivel meio de transporte. A questão do meio de transporte é ainda mais complicada agora com esta lei que impede a importação de veiculos usados que obrigada ao pretendente a adquirir meio de transporte a ter pelo menos $25 000.00 para comprar e regularizar o seu veiculo.

Na semana passada foram finalmente divulgado os preços dos apartamentos, fala-se que os valores oscilam entre $120 000.00 a $200 000.00. A notícia abalou com a esperança e expectativas de muitos jovens.

O sonho mais uma vez se torna adiado ou pelo menos relegado a outras estratégias.

Definitivamente muito poucos jovens angolanos se encontram em condições de adquirir directamente estes apartamentos. Os que têm, certamente não irão para o Kilamba, porque até são alojamentos sociais e esta urbanização esta a consideravel distancia da actual centralidade de Luanda. Financiamento bancário parece ser a melhor alternativa para a maioria. Mas ainda assim não parece ser a solução para o sonho da maioria.

O credito habitação do BFA é de 14% ao ano e por um periodo não superior a 15 anos. Portanto $120 000.00 tornam-se $136 800.00. Os bancos em geral não finaciam mais de 90% do preço do imovel, o que quer dizer que no caso o maximo que o banco poderia dar são $108 000.00, dos quais deve-se acrescentar $15 120.00 de juros  e mais os $12 000.00 que os bancos não financiam. Portanto no minimo para obter o apartamento mais barato o cidadão tem de estar em condições de reunir $684.00 todos os meses durante 15 anos, mais os $12 000.00 que não é coberto pelo banco.

Quantos estão em condições de assumir tal despesa por 15 anos? Eu não me ponho nisto.