Sunday, July 31, 2011

Causas de desmaio

 Gostaria de reproduzir aqui este texto super interessante que extraie do site Lifestyle: Vida inteligente na Web.
 A maioria de nós têm sofrido desmaios em algum momento ou outro. Mas nem todos estão cientes das causas do desmaio. Leia mais para aprender sobre causas de desmaios.

Desmaio é um evento biológico normal em que a pessoa sofre de uma perda súbita de consciência. Em termos médicos, é chamado de síncope (desmaio) e lipotímia (pre-desmaio). Ela geralmente ocorre quando há uma diminuição brusca do fornecimento de oxigênio para o cérebro. Uma pessoa em pé cai na vertical e desaba no chão. Isso pode deixar muita gente em volta dela tensos. Na maioria dos casos, a vítima recobra a consciência rapidamente. No entanto, pode haver algumas razões sérias para o desmaio, embora muitos não são fatais. Trata-se apenas os casos de desmaio recorrente que a pessoa precisa se preocupar.

Desmaio pode afetar qualquer pessoa, independentemente da idade. Aqueles que já estão fracos, desidratados, que sofrem de alguma doença são mais propensas a desmaios repentinos. Em pé no sol por um longo período de tempo também pode ser uma das causas de desmaios repentinos.

Sintomas de Desmaios
Antes de desmaiar, em geral, uma pessoa tem seguintes sinais e sintomas:
  • desvanecimento de visão
  • atordoamento
  • palmas das mãos suadas
  • falta de ar
  • náusea
  • fraqueza
  • tonturas
Causas e tratamento de Desmaios

O que provoca o desmaio?
A queda repentina do fornecimento de oxigênio para o cérebro devido a várias razões, pode causar desmaios. Uma perda do controle sobre seus músculos que, em última instância faz com que a pessoa fique em colapso. Desmaio é associado com motivos variados. Aqui estão alguns deles.

Comer errado
Esta é uma das causas de desmaio comum em pessoas de todas as faixas etárias. Ela ocorre devido ao baixo nível de açúcar no sangue que leva à diminuição do suprimento de oxigênio para o cérebro. Ele também pode ser um resultado de jejum, ou mudar os horários de comer. Leia mais sobre Alimentos que diminui o açucar no sangue.

Desidratação
Desidratação provoca diminuição do nível de água na corrente sangüínea e reduz a pressão sanguínea, que estimula o nervo vago. O nervo vago se preocupa com o gerenciamento do fluxo de sangue regulares para o estômago. Na estimulação, ele direciona o fluxo de sangue ao intestino e assegura muito pouco suprimento para o cérebro que provoca desmaios. Leia mais sobre Causas da Desidratação.

Choque
No caso de um choque há uma queda súbita na pressão sanguínea, resultando em redução do nível de oxigénio ao cérebro. Isso afeta diretamente o sistema nervoso e leva a um blecaute. Choque pode ocorrer em exposição inesperada a qualquer visão desagradável como o de sangue. Ele também pode ser devido ao intenso medo, ansiedade ou emocional.
Exercício pesado
Um monte de esforço pode causar uma queda na pressão arterial. Devido à pressão arterial baixa o coração não consegue bombear sangue suficiente que leva à diminuição da irrigação sanguínea para o cérebro causando desmaio em uma pessoa. Às vezes ela também pode ser um sinal de alguma doença cardíaca que é ignorado.

A perda de sangue
Perda de sangue devido a um acidente ou doar às vezes pode cair o nível de sangue muito abaixo do normal, que pode ser uma das causas do desmaio.
Outros fatores incluem estresse, dor, uso pesado de drogas como cocaína e maconha ou álcool, algum tipo de ferimento na cabeça, a privação de sono, apreensão, A deficiência de potássio, etc. Ingestão de certos medicamentos também podem levar a desmaios. Também é bastante normal na gravidez.

Desmaios em crianças
Cerca de 20% das crianças têm desmaios antes da idade de 15. Este é um exemplo muito comum que não é uma questão muito séria. O motivo mais comum de desmaio em crianças é conhecida como síncope vasovagal. Maioria dos casos são devido ao excesso de esforço físico, trauma súbito, a visão desagradável de sangue, ansiedade, medo extremo de uma coisa particular, ou assistindo a filmes de terror.
Entanto, o diagnóstico correto de causas de desmaio em crianças é um passo crucial para lidar com os mesmos. Pode ser um sinal de alguma doença escondida que permaneceu ignorado até agora. Exame físico completo, juntamente considerando a história familiar é necessária para o tratamento adequado de desmaio.

Como pode ser feito o tratamento?
O tratamento para o desmaio só depende do motivo especial por trás dele. O diagnóstico apropriado de acordo com os sintomas devem ser realizados. Os testes diagnósticos incluem testes de estresse, gravador de eventos, ecocardiograma ou teste de eletro fisiologia. Deve-se consultar um cardiologista ou um neurologista em caso de desmaios freqüentes. Embora não seja uma ameaça à vida, é preciso estar ciente do primeiros socorros para desmaio. Você deve saber como lidar com isso quando você vê uma pessoa fraca na frente de você.

Primeiros Socorros
  • Verifique se as vias aéreas estão claras e também a respiração
  • Afrouxar a roupa apertada, como o colar em volta do pescoço.
  • Verificar o pulso.
  • Estimular a pessoa batendo vigorosamente.
  • Deixe a pessoa se deitar e levantar os pés acima do nível do coração.
  • Em alguns casos, a respiração artificial pode ser necessária.
Geralmente a vítima se recupera em um minuto ou dois. Não há necessidade de pânico em tais casos. No entanto, se a pessoa não recuperar a consciência, dentro de alguns minutos, em seguida, chame imediatamente o médico.

Fonte: Lifestyles.

Explicação nada convincente

Nas últimas semanas têm surgido um pouco por todo o país relatos de desmaios em varias escolas. As reportagens inicias falavam que tais surtos apenas ocorriam com estudantes do sexo femenino, mas ja nos últimos dias se tem falado tambem de estudantes do sexo masculino, professores, funcionários administrativos e agentes policias.

Até ao momento não existem claras explicações em relação as reais causas de tais desmaios. Num dos primeiros casos ocorridos em Luanda as autoridades chegaram a afirmar que tratava-se de inalação de gás lacrimogenio, inclusive foi apresentado um presumivel autor de tal crime.

Se para alguns estava encontrada a explicação, para outros a explicação não era logica. Existem vários factores que tornam tal conclusão um tanto suspeita, a começar pelo facto do gás lacrimogénio não ser invisivel pelo que ao ser depoletado certamente que deveria facilmente ser identificado o seu involucro. Tanto quanto se sabe em momento algum foi identificado involucro. Outro motivo suspeito é o facto de inicialmente apenas raparigas terem sido reportadas como afectadas por tais gases. Das poucas pesquisas que fiz não encontrei informação alguma de gas lacrimogenio que afetasse simplesmente pessoas de um só genero. Apesar de que nem todas as pessoas reagem exactamente da mesma forma a inalação destes gases, se fosse o caso de ter sido depoletado todos os presentes na região afetada deveriam ter-lo notado. Se o tal produto fosse gás pimenta, do tipo usado pelas forças de segurança, o mesmo não deveria causar desmaios mas sim irritação na pele e nos olhos. Quanto ao lacrimogeneo este sim pode causar desmaios mas ainda assim não é invisivel. Portanto, o individuo acusado de ter lançado gás pimenta em um dos intitutos em Luanda, pode ser simplesmente uma vitima de circunstãncia.

Por outro lado o facto de tais desmaios terem prosseguido mesmo depois da prisão do alegado infractor e mais ainda o facto de estar a afectar alunos de varias escolas pelo país, mais uma vez confirma que a causa possa estar muito para além das explicações oficiais.

Pela natureza aleatoria das ocorrências, a mim mas parece tratar-se de uma substância toxica contida em um dos productos escolares comum em todas estas escolas. Penso que uma investigação aturada em que se incluam vários testes de laboratório e inventário dos matérias que todas estas escolas possuam e que possam ser traçados a uma origem comum, poderá esclarecer o caso.

Vamos esperar que tais investigações sejam feitas, e que o tratamento dos sinistrados não se limite simplesmente a fazer-los recobrar os sentidos, mas também a um monitoramento dos mesmos para apreciação e possivel tratamento dos efeitos colacterais que se possam manifestar.

Friday, July 22, 2011

É do que Kilamba que se fala

Sem sombra de duvidas não a outra conversa nos ultimos tempos, é da nova cidade que todo mundo fala. É o tal novo simbolo do orgulho nacional. O novo cartão postal de Luanda e do país.

Todo mundo quer o seu pedaço no Kilamba. Os que não têm e nunca tiveram casa propria sonham com a possibilidade de conseguir um apartamento na nova cidade apesar de pessimistas. Os sortudos habituais, sempre optimistas, estão ja nesta altura a mexer os seus pauzinhos para conseguir o maior numero de apartamentos possiveis para posteriormente os alugar.

É a tal luta de sempre. Boa sorte a todos.

Thursday, July 7, 2011

O preço da fama

Nunca desejei ser famoso. Longe disto, acho que as pessoas famosas têm a sua liberdade coartadas pelo preço da fama. Involuntariamente as pessoas famosas são obrigadas a adoptar padrões de vida que muita das vezes conflitua com os seus ideias.

Minha personalidade e estilo de vida dificilmente fariam de mim uma pessoa famosa. No entanto reconheço que nem sempre as pessoas alcançam a fama de forma deliberada. Existem aqueles que tornam-se famosos simplesmente por fazerem bem aquilo o que gostam de fazer profissionalmente. Outros por fazerem mal e ainda outros por simplesmente não o ter feito.

A dias vi o meu post "O acordo dos desacordos" ser publicado no site de noticias Zwelangola. Fiquei encantado, sobretudo pelo facto de terem referenciado a mim e ao blog no texto. Na verdade nunca escrevo meus posts com objectivo de ver-los a serem publicados em outros sitios senão neste espaço, mas muito sinceramente não objecto que tal aconteça. Meu blog é sobretudo direccionado aos meus amigos, mas no entanto é uma honra ter outras pessoas a visitar-lo. E ter os meus escritos em um site que é visitado por uma audiencia que supera em milhares a deste blog, se por um lado constituiu um motivo de alegria para mim, por outro acabou se tornando de preucupação.

Poucas horas depois de o ter visto publicado, voltei a visitar a pagina e notei o comentário de um leitor, que cinicamente dizia que meu artigo estava cheio de erros ortograficos e gramaticais. E sugeria que os factos que apontei no artigo não constituiam verdade. Minha primeira reação foi reler o artigo e procurar pelos tais erros gramaticais e ortograficos. Certamente notei falhas em acentuação e reconheço que as cometo muito frequentemente, sobretudo por não fazer o uso da lingua portuguesa com muita frequencia. Mas tambem, tal acontece por comodismo uma vez que uso um teclado não portugues.

Um segundo motivo porque talvez os leitores possam não achar os meus textos em conformidade com a lingua portuguesa (exceptuando as acentuações) é o facto de que minha noção de redação esta fortemente caracterizada com as regras de redação na língua Inglesa, que é a língua que mais uso nos meus afazeres diários.

Talvez devesse ter prestado mais atenção ao ter escrito tal artigo, mas a verdade é que escrevi e continuo escrevendo como simples forma de expressar-me. Ainda assim reconheço que mesmo como forma de expressão talvez devesse fazer-lo da forma mais correcta possivel. No entanto, penso que as pessoas reconhecem tambem que textos publicados em blogs não têm o mesmo tratamento que textos publicados em documentos ou paginas oficias. Blogs são expressões do momento que nem sempre são revisados antes de serem publicados.

Mas como digo no titulo, é o preço da fama. Não que eu o queira pagar, mas não devo deixar de aceitar que as pessoas são livres de expressar as suas opiniões e de que por mais duras que estas opiniões sejam sempre trazem uma licção.