Saturday, October 24, 2009

Qualidade do Jornalismo Angolano

A varios anos que venho acompanhando varios sites de noticias Angolanos. Alguns destes sites ao longo destes anos fizeram varias mudanças; algumas destas mudanças resultaram em melhorias imediatas na qualidade graficas e de conteúdo, em outros casos ouve até mesmo troca de dominios, mas em ainda outros tantos as mudanças parecem que foram menos agradaveis.

 ANGOP
 A começar pelo portal da agencia nacional de noticias, apesar de ter mais conteúdo agora em relação a versão anterior do site e estar relactivamente mais rapida a navegação pela mesma, o aspecto grafico continua não sendo muito agradavel. Há uma certa ma gestão do espaço fisico da pagina, concentração de conteúdo em espaço reduzido e popups incomodos. A pesquisa é muito pouco eficaz evidenciando uma base de dados não muito bem organizada. E o próprio aspecto conteúdo das noticias deixa o leitor muitas vezes frustrado por quanto a noticia em muitos casos não revelar as varias vertentes do assunto em abordagem. No entanto notam-se varios aspectos positivos no portal, como por exemplo a secção de informações e o facto de as noticias serem actualizadas em curto espaço de tempo.

JORNAL DE ANGOLA
A nova pagina esta muito mais simples e facil de navegar em relação a anterior. No entanto é preciso que se diga que para um orgão como o Jornal de Angola a pagina esta com uma qualidade demasiadamente basica. Todas secções têm exactamente o mesmo template. Variam alguns conteúdos mas a disposição e arranjo dos elementos das paginas são os mesmissimos. Em termos de conteúdo, são muito rara as vezes que se encontram noticias originais. Na maior parte dos casos são peças retomadas da Angop ou de um outro orgão de informação internacional. no entanto vale sempre a pena dar uma olhada nas paginas do Jornal de Angola, desde que não se tenha passado antes pela da Angop.


ANGONOTICIAS
Apesar de não ser uma pagina que produz noticias, mas apenas de reprodução, a pagina do Angonoticias é irrefutavelmente uma das principais paginas nacionais. Os conteúdos são periodicamente actualizados e a pagina é super leve. Para além deste factor, o que torna popular esta pagina é o facto de servir de forum de discussão e em geral sem sensura. De lamentar o facto de limitar a sua fonte em orgãos oficiais como o Jornal de Angola, Angop e RNA, e apenas um ou dois privados quando existem muito mais orgão de informação que produzem conteúdos interessante.

Artigo a continuar...