Thursday, July 23, 2009

Acesso a Informação em Angola



São bastas as vezes em que nos defrontamos com a necessidade de investigação. A internet é sem duvida a ferramenta que simplifica o processo de pesquisa. Na velocidade de um simples click cai na disposição das mentes avidas de informação centenas de milhares de fontes de informação. Em países em que o acesso a centros de pesquisa é limitado a internet sobrepõe-se ao dever das instituições de direito em providenciar tais acessos.

No caso concreto de Angola, em que as bibliotecas públicas são practicamente inexistentes e os centros de investigação não produzem resultados visiveis, a internet é sem sombras de duvidas uma fonte primária de pesquisa de informação. No entanto o facto de a internet, como bem fisico, por si só não produzir informação mas sim depender de informações produzidas e postadas online, levanta o paradoxo da falta de informação nacional. Basicamente não existe informação util sobre Angola postadas por instituições nacionais. O pouco que se pode pesquisar sobre Angola é na maior parte das vezes postado por fontes de informações estrangeiros e em linguas estrangeira. Paginas como da Agencia Central Norte Americana de Inteligencia (CIA), Wikipedia ou mesmo Infoplease, fornecem muito mais informações actualizadas sobre Angola em relação a qualquer outro portal ou pagina nacional. A verdade é que muito raramente as paginas institucionais em Angola funcionam. Algumas são exageramente pesadas, levam uma temporada para processar ou actualizar, e outras simplesmente não abrem. Mas ainda assim, as poucas paginas que parecem estar no ar, são quase que desprovidas de informação util ou actualizadas.

O proprio portal do governo, tem na sua maioria links que não funcionam, ou paginas desprovidas de informação no verdadeiro sentido da palavra. E como se não bastasse, o portal é tão complexo de navegar que no final de um par de cliks o usuario ja nem sabe onde está, como lá foi parar e como voltar para uma pagina em que esteve anteriormente. Penso que é urgente que as instituições revejam o papel das tecnologias de informação não só dentro das suas organizações mas no contexto global. Porque uma sociedade informada e organizada produz muito mais do que uma sociedade ignorante, mas no entanto é preciso tambem que as instituições se organizem no sentido de não só produzirem informação mas deque possam distribui-las oportunamente e com qualidade.

Wednesday, July 22, 2009

Porque Deste Blog

Blogs, twitter, facebook e paginas pessoais fazem moda nos dias de hoje. Cadeias de noticias fazem uso destas ferramentas para multiplicar suas fontes de noticia. Celebridades para se darem a conhecer mais e manter seus fans actualizados. Companhias, para manter actualizado seus clientes sem que tenham a necessidade de manter carissimas paginas e equipamentos. Mas porque razão estarei eu a criar esta pagina? Pergunta legitima a qual me debruço agora sem mesmo ter uma pronta resposta.

A verdade é que nos dias de hoje o acesso a informação tornou-se mais facil ao mesmo tempo que a necessidade de expor nossa opiniao a respeito dos assuntos candentes do dia a dia se faz presente. Muitas são as vezes que lemos um artigo, ouvimos uma noticia, ou tão simplesmente temos uma conversa sobre a qual pensamos argumentar ou tão simplesmente partilhar com outros. Penso que este espaçõ poderá servir para este efeito. Neste blog irei postar assuntos de meu interesse, minhas opiniões e pontos de vista.